foto: Billy Fequis

O Abril no Acre Indígena é uma iniciativa que acontece todos os anos desde 2009 durante o mês de Abril, resultado da parceria entre a CPI-Acre, a OPIAC e a AMAAIAC, com intuito de valorizar a produção dos autores e pensadores indígenas no Acre e de apoiar suas reivindicações na atualidade. A proposta é ampliar as informações sobre os povos indígenas no Acre e também o horizonte das relações interculturais, por meio de exposições, seminários, palestras, apresentações e rodas de conversa, além da produção de textos sobre a questão indígena para mídias sociais.

Área de Atuação

Rio Branco (AC) com associações indígenas de 18 Terras Indígenas

Ações

  • Exposição de esculturas indígenas com a proposta de reciclar, reutilizar e agregar valor à madeiras desperdiçadas como subproduto das atividades agrícolas de roçado e árvores caídas, transformando-as em objetos de arte.
  • Seminário de política pública com lideranças indígenas: apoiar iniciativas coletivas de lideranças indígenas para que participem e influenciem nas decisões de governo sobre programas e projetos na Terra Indígena nos temas de saúde, educação, produção sustentável, clima, entre outros.
  • Visitas de jovens estudantes da rede pública de Rio Branco ao Centro de Formação dos Povos da Floresta: ampliar e aprofundar as informações sobre os povos indígenas do Acre e contribuir com a formação de opinião pública, em especial dos estudantes da rede pública de ensino médio, sobre a importância da floresta, das culturas indígenas, sobre diversidade e interculturalidade
  • Lançamentos de livros e CDs: criar a oportunidade revisitar memórias dos antepassados, e até mesmo, contemporâneo através da leitura e da música.
  • Produções de textos sobre a questão indígena para mídias sociais: com temática variada, o objetivo é ampliar e aprofundar ainda mais as informações sobre os povos indígenas e a floresta.

Fotos

PUBLICAÇÕES E DOCUMENTOS