Comunicação/CPI-Acre

Um diário da floresta com memórias do indigenismo no Acre, o livro Viagem Pelos Rios do Interior, de Dedê Maia, acaba de ter sua versão digital lançada no site viagempelosrios.com. A obra que tem escritos datados de 1978 é um importante registro do movimento indígena no estado, como a reconquista da Terra Indígena (TI) Kaxinawá do Rio Humaitá pelo povo Huni Kuĩ (Kaxinawa).

Dedê Maia começou seu trabalho na Comissão Pró-Índio do Acre (CPI-Acre) como professora indigenista, atuando na formação de professores indígenas durante o final da década de 70 ao final da década de 90 e até hoje  contribui com algumas iniciativas da instituição. No livro, a autora escreveu seus diários de campo, enquanto esteve na TI Kaxinawá do Rio Humaitá, o processo de luta dos indígenas, as reuniões e alianças com seringueiros, com detalhes de quem acompanhou o cotidiano na aldeia quando os fatos aconteciam. Os registros em forma de cartas “fictícias” também exploram seus sentimentos, como uma mulher sozinha que adentra a floresta e vive experiências inéditas. As cartas publicadas no livro também “supriam a carência de não ter com quem conversar sobre várias questões que iam surgindo ao longo da viagem”, conta. Fictícias porque as cartas não eram enviadas, e por isso não tinham respostas.

Dedê lembra do projeto de educação “Uma Experiência de Autoria dos Índios do Acre”, da CPI-Acre, quando iniciou suas viagens para as aldeias, e do seu desejo de voltar à TI Kaxinawá do Rio Humaitá, que só aconteceu 33 anos depois das primeiras idas e está descrito na segunda parte do livro.  “Em 2011 retornei à terra indígena, e depois de tantos anos pude revisitar o passado numa perspectiva de olhar o presente, ver como os Huni Kuĩ estavam neste momento, três décadas depois. Tive a oportunidade de sentar com as mesmas famílias que visitei na década de 80, reencontrar pessoas que conheci quando eram crianças. No passado, eu cheguei em um momento de grande transformação, pois os Huni Kuĩ estavam vivendo na condição de escravos, de fundo de seringais, e lutando pela conquista de um tempo liberto, fora dos patrões. Neste tempo presente, pude ver outra grande transformação, filhos e netos de lideranças passadas, buscando a reconquista de cultura e novas perspectivas econômicas para sobrevivência, que não a borracha, mas sua própria cultura, seus rituais e seus cantos”, diz ela.

Além da longa linha do tempo (1978-2011), as duas partes do livro também se diferem na forma que foram escritos. Na primeira eram diários, mas na segunda os textos foram puxados na memória após o retorno da TI. “Fiz um grande esforço para recuperar essa última viagem. Mas foi um esforço bom, pois a memória fluía, eu sempre participei muito da vida da floresta, do cotidiano da aldeia. Isso me favoreceu muitas experiências, as vezes passamos tanto tempo escrevendo diários de campo que perdemos oportunidade de experiênciar coisas importantes”, diz.

Dedê Maia na TI Kaxinawá do Rio Humaitá, 33 anos após a primeira viagem. (foto: Ion David)

A versão digital de Viagem Pelos Rios do Interior está sendo vendida a R$30 e o valor arrecadado será destinado a impressão e distribuição do livro nas escolas indígenas Huni Kuĩ. “Quero imprimir 2 mil exemplares que serão enviados para a TI Kaxinawá do Rio Humaitá e se possível, em outras terras indígenas do Acre. Eu devo essa memória para os Huni Kuĩ, da história da reconquista do território deles. É esta memória que quero devolver para eles, com esta dignidade, como as escolas merecem: um livro impresso”, finaliza.

A autora

Djacira Maia de Oliveira é acreana e tem suas origens nordestinas e indígenas. Como professora/Técnica Indigenista Especializada, trabalha entre os povos indígenas do Acre desde 1978. Como pesquisadora, colaborou na revitalização cultural tradicional (cantos, desenhos, festas, rituais, etc.) entre vários povos, com estudos e atuação mais presente, entre o Povo Huni Kuĩ (Kaxinawa). Ainda como pesquisadora foi mentora do projeto de construção e organização do Centro de Documentação e Pesquisa Indígena (CDPI) da CPI-Acre.

 

Informações

O que: Lançamento do livro Viagem Pelos Rios do Interior
Onde: viagempelosrios.com
Contato: (21) 99162 4334 (Dedê Maia)