foto: Bertha Balbin

Grupo Geográfico Transfronteiriço da Amazônia Sul-Ocidental (GTASO)

Este GT foi criado no dia 4 de junho de 2012 no Centro de Investigaciones de Fronteras Amazônicas – Universidade Nacional de Ucayali, na cidade de Pucallpa – Peru, com o objetivo de intercambiar experiências, informações e integração de dados, desenvolver capacidades técnicas para mitigar os desafios socioambientais na Amazônia Peruana e Brasileira.

Realiza encontros com objetivo trabalhar na produção de mapas e análise dos dados existentes para demonstrar os impactos de corredores de infraestrutura na região de fronteira do Acre com o Peru, e avançar na consolidação de uma base de dados de informação geográfica transfronteiriça.

Os encontros são momentos de troca de informações transfronteiriças a partir de pesquisas produzidas por especialistas, processos de integração entre Peru e Brasil, assim como iniciativas indígenas para proteção dos seus territórios.

Nesses encontros participam representantes técnicos em Sistema de Informação Geográfica-SIG, dos governos de Ucayali, Madre de Dios e Acre, assim como representantes de ONGs, entre elas a CPI-Acre, e Universidades, sendo que cada instituição participante deve fornecer informação digital que permite integrar a base de dados.

Para mais informações acesse em – https://gtaso-data-urichmond.hub.arcgis.com/

Documentos

Taller de Integración de Datos y Desarrollo de Capacidades Técnicas para Mitigar los Desafíos Ambientales en la Amazonía Peruana y Brasileña

Taller “Corredores Socio Ambientales en la Amazonía Sud Occidental” del Grupo Geográfico Transfronterizo de la Amazonía Sud Occidental – GTASO