foto: Ana Luiza Melgaço

O Estado do Acre se caracteriza, territorialmente, por uma significativa parcela de sua extensão representada por áreas naturais protegidas, composta por Terras Indígenas (TIs) e Unidades de Conservação (UCs).

foto: Gleyson Teixeira

São 35 TIs reconhecidas pelo governo federal, que se encontram em diferentes etapas de seus processos de regularização, sendo 24 plenamente regularizadas, ou seja, tiveram suas respectivas demarcações físicas homologadas por decretos presidenciais, foram cadastradas na Secretaria de Patrimônio da União (SPU) e registradas nos Cartórios de Registros de Imóveis (CRIs) das Comarcas pertinentes.

Localizadas nas bacias dos rios Juruá e Purus, a área total das 35 TIs correspondem a 14,56% de todo o estado[1] do Acre e as populações indígenas somam aproximadamente 23 mil pessoas[2]. São 15 povos – entre eles o povo Kuntanawa que vive na Reserva Extrativista (Resex) Alto Juruá – cujas línguas pertencem a três famílias linguísticas (Pano, Aruak e Arawá), mais os grupos de índios isolados, ainda não identificados, e um grupo de recente contato.

[1] Fonte: Departamento de Áreas Protegidas e Biodiversidade/Secretaria de Estado de Meio Ambiente do (SEMA-AC).
[2] Fonte: CPI-Acre, 2018; AMAAI-AC, 2018; FUNAI; SEMA-AC; SESAI, 2013.

Conheça as Terras Indígenas do Acre

Navegue no mapa georeferenciado criado para ser fonte segura e atual sobre esses territórios.
Clique na imagem abaixo e explore as informações contidas no mapa:

Filtre as informações por este ícone       |      Visualize o mapa ampliado por este ícone      |     Compartilhe o mapa por este ícone