Com grande revolta, alertamos a toda a sociedade que a sede administrativa da Comissão Pró-Índio do Acre (CPI-Acre) foi alvo de uma ação criminosa na madrugada desta terça-feira, 26 de maio. Os invasores depredaram o escritório da CPI-Acre e roubaram uma moto CG preta (placa QLX 0259), um data show e diversos equipamentos que estavam destinados ao uso por comunidades indígenas no Estado do Acre, entre smartphones, notebooks, câmeras fotográficas e drones, somando uma perda material em torno de 70 mil reais!
Toda e qualquer informação sobre o paradeiro dos equipamentos roubados, será de enorme valia! Se tiver alguma informação, por favor entre em contato pelo telefone (68) 99984-5661, pelas redes sociais da CPI-Acre ou pelo 📩 e-mail institucional@cpiacre.org.br.
Vamos vencer mais este desafio, com a ajuda de todos e todas!
É estarrecedor, em um momento de pandemia, quando todas as energias institucionais estão focadas no atendimento de necessidades básicas e na proteção da vida e da saúde das comunidades indígenas, termos que lidar também com a falta de segurança e a pilhagem de equipamentos, em sua grande maioria destinados ao uso direto pelas próprias comunidades indígenas no Acre. Em seus 40 anos de atuação, a CPI-Acre vem desenvolvendo diversos projetos e iniciativas que contribuem significativamente para a proteção e a gestão das Terras Indígenas no Acre, em defesa dos direitos dos povos indígenas e seus territórios. E, infelizmente, esta não é a primeira vez que a CPI-Acre é alvo de ações criminosas. Já ocorreram outros furtos e roubos em dependências da instituição. Em todos os casos, queixas e boletins de ocorrência foram registrados.
O roubo nesta madrugada de terça-feira foi registrado na 1ª Delegacia Regional da Polícia Civil, no bairro Sobral, em Rio Branco. Esperamos que a Segurança Pública do Acre dê prioridade às investigações e encontre os bandidos responsáveis por este crime!
Viva os povos indígenas no Acre, Viva a Comissão Pró-Índio do Acre!