Teve início nesta segunda-feira, 12, e segue até o dia 16 de novembro, no Centro de Formação dos Povos da Floresta, em Rio Branco-AC, a segunda etapa da Oficina de Fortalecimento das Organizações Indígenas e Gestão de Projetos. Cerca de 60 indígenas de 14 TI’s do Acre participam desta segunda etapa, que tem como público representantes de associações e organizações indígenas.  “Nossa participação aqui é para saber sobre gestão dos projetos, conhecer as leis fiscais, para assim nós trazermos as propostas da base para o governo. Também estamos trazendo as lideranças jovens para que elas possam fazer parte desse assunto”, explica Amiraldo Sereno Kaxinawá, da Terra Indígena Praia do Carapanã e representante da Associação dos Produtores e Criadores Kaxinawá da Praia do Carapanã – ASKAP.

 

A assessora do Programa Políticas Públicas e Articulação Regional (CPI/AC), Maria Luiza Pinedo Ochoa, avalia que a demanda por oficinas para representantes de organização indígenas na área de gestão institucional e de projetos é urgente. “Hoje cada vez mais essas comunidades precisam fortalecer suas associações com a autonomia para elaboração de projetos, principalmente neste cenário de possível descontinuidade de políticas públicas para os indígenas”, frisa.

A oficina é uma das ações do projeto “Corredores Socioambientais – Alto Juruá Purus: conservação de florestas e promoção de direitos dos povos indígenas tradicionais”, da CPI/AC, realizado por meio de parceria da Associação do Movimento dos Agentes Agroflorestais Indígenas do Acre (AMAAIAC) através do projeto “Promovendo a Produção Agroflorestal Familiar Indígena no Acre” ( PDSAII – BID) e da  Organização dos Professores Indígenas do Acre (OPIAC).

Comissão Indígena

Durante a semana de oficina será formada a Comissão Indígena de Acompanhamento e Avaliação do projeto “Experiências Indígenas de Gestão Territorial e Ambiental no Acre que, com apoio financeiro do Fundo Amazônia/BNDES, trabalha em oito Terras Indígenas (TI) do Acre realizando ações com ênfase na formação e atuação dos agentes agroflorestais indígenas. (Ascom – CPI/AC)

 

Programação  Módulo 2

Dia 12

Manhã – Abertura; Agenda; Dinâmica; Apresentações e resgate do Módulo 1.

Tarde :  Apresentação e detalhamento dos projetos indígenas 

Dia 13

Manhã: Ferramentas de gestão para projetos

Tarde: Palestras: Projetos indígenas elaborados para Banco Alemão de Desenvolvimento. (KfW)

Dia 14

Manhã – Processos e procedimentos; Execução e gestão de projetos.

Tarde: Exercício prático (simulação) de gestão de projetos; procedimentos e execução.

Dia 15

Manhã : Apresentação do projeto “Experiências Indígenas de Gestão Territorial e Ambiental no Acre”

Tarde: Regularização de associações e projetos

Dia 16

Manhã: Fechamento dos temas; avaliações; próximos passos e encerramento

Tarde: Organização da logística e retorno dos participantes

(Ascom – CPI/AC)