A Comissão Pró-Índio do Acre manifesta seu pesar pelo falecimento da grande liderança indígena Getúlio Sales Kaxinawá, no último fim de semana, em São Paulo, onde se encontrava em tratamento de saúde.

Getúlio Sales foi uma importante liderança do povo Huni Kuῖ e do movimento indígena no estado do Acre. Fazia parte de uma geração de lideranças, como Sueiro Sales, João Sales, Agostinho Mateus Manduca e Elizeu Sereno, que lutou bravamente pela demarcação das suas terras.

Viajou para Brasília junto com o seu pai Sueiro Sales e o Txai Terri em busca dos direitos para a conquista da Terra Indígena do povo Huni Kuῖ do Rio Jordão. Lutou também na retirada dos patrões dos seringais na região.

Comandou a criação e organização da primeira Cooperativa Kaxinawa de Produção e Consumo do rio Jordão, ainda na década de 80. Como Shane Ibu do povo Huni Kuῖ, foi um grande guerreiro que lutou e plantou muitos bons frutos, que a geração atual está colhendo e também colherá as futuras gerações, dando bons exemplos em vida ao seu povo e sua família.

Deixamos com a família e toda a comunidade indígena do rio Jordão nosso profundo sentimento de solidariedade e condolências. Que a Luz continue guiando seu espírito Txai Getúlio, por outras dimensões.