No dia 07 de abril, como parte da programação do 8º Abril no Acre Indígena a Comissão Pró-Índio do Acre (CPI-Acre) lançou a coletânea de 04 CDs intitulada Documentos Sonoros Indígenas, composto pelos álbuns dos povos Ashaninka, Huni Kuĩ, Manxineru e Yawanawá.

Foto: Josy Oliveira

Para o lançamento foi realizada uma Roda de Conversa reunindo professores e pesquisadores indígenas como Luiz Fernando Yawanawá, Josias Pereira Kaxinawá, Lucas Artur Brasil Manchineri e Komãyari Ashaninka, quase todos consultores dessa coleção, que auxiliaram na montagem dos álbuns. A roda contou também com o antropólogo Txai Terri Vale de Aquino, representando a iniciativa de assessores indigenistas, autores também de algumas práticas de registro e documentação. A mediação da conversa foi realizada pelo também antropólogo e etnomusicólogo Izomar Lacerda.

Foto: Josy Oliveira

As exposições e conversas destacaram a importância da iniciativa, seus possíveis desdobramentos, entre eles a utilização da coleção como recurso pedagógico nas escolas indígenas. O conteúdo e a forma apresentados em cada álbum também foram alvo de comentários dos professores indígenas revelando a complexidade e riquíssima diversidade envolvida em cada álbum.

Esses áudios e outros compõem o acervo do Centro de Documentação e Pesquisa Indígena com quase 800 fitas cassetes, que foram catalogadas pela equipe da CPI-Acre e digitalizadas pelo engenheiro de som Alexandre Anselmo, também responsável pela masterização e mixagem da coletânea.

A produção dos CDs foi apoiada pelo IPHAN através de edital de política de salvaguarda e valorização cultural. Essa coletânea é uma devolutiva aos povos indígenas, onde os professores, agentes agroflorestais e indigenistas realizaram por mais de três décadas pesquisas sobre narrativas e musicalidades indígenas âmbito das iniciativas de formação e assessoria desenvolvidas pela CPI-Acre. A produção dessa coletânea pretende incentivar outras práticas de pesquisa, registro e documentação realizadas por diversos atores indígenas.