Neste mês de novembro completa 8 meses que a Comissão Pró-Índio do Acre (CPI-Acre) está atuando na frente de prevenção a pandemia com a Iniciativa Enfrentamento e Combate ao Coronavírus em Terras Indígenas no Acre, e também em ações estruturantes com foco na soberania alimentar nas comunidades indígenas. Trabalhando remotamente e em parceria com diferentes instituições e associações indígenas, entre elas a Associação dos Produtores e Criadores Kaxinawá da Praia do Carapanã (ASKPA) e Associação dos Povos Indígenas Kaxinawá do Rio Humaitá  (ASPIH), a Associação do Movimento dos Agentes Agroflorestais Indígenas do Acre (AMAAIAC) e Organização dos Professores Indígenas do Acre (OPIAC); a Rainforest Foundation da Noruega (RFN), a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ), os Distritos Sanitários Especial Indígena (DSEIs) do Juruá e Purus e a Funai (CR Juruá), fizemos chegar em 16 Terras Indígenas (TIs) mais de 12 mil kg de alimentos,  200 kit pesca, 5 mil máscaras de tecidos, apoio a combustível para atividades comunitárias de caça e pesca e produtos de limpeza e higiene. A entrega dos alimentos e demais insumos, e o processo de desinfeção e entrega dos produtos nas TIs, são realizadas pelos DSEIs e Funai (CR Juruá).

Essa ação está com atenção voltada aos indígenas mais vulneráveis, em especial os idosos, para que permaneçam em seus territórios com segurança por um maior período de tempo. Além das comunidades nas TIs, também foram contempladas com alimentos algumas famílias indígenas que residem nas sedes nos municípios.  Nas TIs, as ações de segurança alimentar são coordenadas pelos Agentes Agroflorestais Indígenas (AAFIs) e lideranças indígenas, que estão recebendo insumos para fortalecer roçados tradicionais, os Sistemas Agroflorestais (SAFs), criação de animais domésticos e alevinos. É notável o interesse crescente por esta atividade, para suprir a proteína animal.

Como parte desta Iniciativa Enfrentamento e Combate ao Coronavírus em Terras Indígenas no Acre, que estamos realizando desde março, atendemos a solicitação do DSEI Juruá,  mobilizamos nossas redes de colaboradores e conseguimos contribuir com a ” Ação Interministerial de Saúde Pública”, que iniciou no dia 3 e se estenderá até o dia 10 de novembro. Serão atendidos aproximadamente 7.000 (sete mil) indígenas no Acre e a CPI-Acre está apoiando esta ação com a doação de gêneros alimentícios no valor de R$55.000,00.