Sr. Humberto Jorge Nukini. Foto: Acervo da Família.

A Comissão Pró Índio do Acre vem manifestar profundo pesar pelo falecimento ocorrido neste domingo, 26, do Sr. Humberto Jorge Nukini, importante liderança indígena da região do Juruá.  Cacique geral do povo Nukini, Sr. Humberto faleceu aos 75 anos, em decorrência de Alzheimer, deixando um grande legado por sua trajetória de luta em defesa dos direitos dos povos da floresta. 

Durante as décadas de 80 e 90, Sr. Humberto Nukini batalhou pela demarcação da TI Nukini, homologada em 1991, sendo uma liderança que trabalhou incansavelmente no processo da demarcação de terras, reorganizando grupos Nukini que injusta e forçadamente viveram longos anos espalhados, sem sua territorialidade tradicional. Na época da demarcação eram 250 pessoas, hoje a população ultrapassa 600 pessoas, que mantém os trabalhos iniciados por Sr. Humberto Nukini, realizando importantes ações no uso e conservação dos recursos naturais e produção de alimentos no Vale do Juruá. 

“Ele fez muita coisa pelo povo, eu era pequeno, mas me lembro das histórias contadas pelos meus tios, da luta pela terra junto com meu avô Siqueira Nukini.  Para mim ele foi um guerreiro muito forte, conquistou a terra para as novas gerações. As novas gerações que devem dar o passo para sempre, cuidar e zelar do que ele deixou” – Pedro Pupuã Nukini. 

As conquistas lideradas pelo cacique Humberto Nukini pela garantia dos direitos dos povos indígenas são, hoje, referências para os mais jovens.  Neste momento, em que acompanhamos sucessivas ameaças aos direitos territoriais, é importante honrar a aprender com a trajetória do cacique. O processo de demarcação de terras, questão central nas batalhas de Sr. Humberto Nukini, hoje está em risco – pautado pela tese do Marco Temporal e pelo texto apresentado no PL 490, que propõem limitar esse processo. 

Nós, da Comissão Pró Índio do Acre, que estivemos ao lado do cacique Humberto Nukini em seus trajetos de luta e nas conquistas realizadas por ele, estendemos nossos sinceros sentimentos aos seus familiares, amigos e a todo povo Nukini, o forte povo da Onça!