Fernando Katukina no Centro de Formação do Povos da Floresta, da CPI-Acre, durante evento em 2019 (foto: Leilane Marinho)

Recebemos na manhã desta segunda-feira, 01, a triste notícia do falecimento do nosso amigo Fernando Katukina, liderança do povo Noke Ko’í (Katukina) que atuou em diversas frentes na proteção dos povos indígenas do Acre e desde os anos 80 é parceiro da Comissão Pró-Índio do Acre (CPI-Acre) na área de Educação Escolar Indígena, no projeto Uma Experiência de Autoria dos Índios do Acre. O professor Fernando sofria complicações de saúde em decorrência do diabetes e hipertensão. Debilitado já há bastante tempo, mas perseverante na proteção do seu povo, Fernando foi o primeiro Noke Ko’í a ser vacinado contra COVID-19, doença que o acometeu por duas vezes, segundo seus familiares.

Sabemos que sua luta pela vida era grande e em uma de suas colaborações para memória dos Noke Ko’í nos deixou esta mensagem:

“O que eu quero, o que nós planejamos, é que nós, povo Noke Ko’í mantenhamos o nosso ritmo, falando a nossa língua, morando na nossa aldeia, cuidando da nossa floresta, cuidando dos nossos rios, cuidando da nossa terra, cuidando da nossa família e continuando a viver na nossa aldeia, é isso que nós queremos”.

Nós, da Comissão Pró-Índio do Acre, sentiremos sua falta e estendemos nossos sinceros sentimentos aos seus familiares, esposa, filhos e a todo povo Noke Ko’í.