Foto: AAFI Amiraldo Sereno Kaxinawa

No dia 1º de dezembro foi iniciada no Centro de Formação dos Povos da Floresta (CFPF), em Rio Branco, uma oficina sobre captação de água de chuva com cinco Agentes Agroflorestais Indígenas (AAFI) e um professor indígena, também consultores, das TIs Kaxinawa da Praia do Carapanã, Igarapé doo Caucho, Rio Jordão, Katukina/Kaxinawá e Kaxinawá/Ashaninka do Rio Breu. As atividades foram realizadas seguindo os protocolos de segurança para prevenção da COVID-19, com número reduzido e testagem dos participantes.

Durante a oficina, os consultores dedicaram-se à construção de um modelo demonstrativo de sistema de captação de água pluvial, visando a implementação nas terras indígenas. Além da atividade prática, os participantes promoveram debates acerca da importância do manejo dos recursos hídricos, considerando as especificidades de aldeias e terras indígenas, a necessidade da garantia do acesso à água e os custos de implantação do sistema.

Foto: AAFI Amiraldo Sereno Kaxinawa

As atividades, realizadas até o dia 6, foram coordenadas pela CPI-Acre no contexto do Projeto Experiências indígenas de gestão territorial e ambiental no Acre, com apoio do Fundo Amazônia/BNDES. Também aconteceram reuniões de avaliação das atividades realizadas no âmbito do projeto e planejamento das próximas ações, visando o fortalecimento de atividades de segurança alimentar e manejo de recursos hídricos no ano que vem.

Foto: AAFI Amiraldo Sereno Kaxinawa

Desenho do AAFI Amiraldo Sereno Kaxinawa