O primeiro caso de indígena no Acre contaminado com o novo coronavírus foi divulgado nesta quinta-feira, 07. Trata-se de um técnico de enfermagem do povo Huni Kuĩ que trabalha e reside em Rio Branco e teve resultado positivo no último dia 4. Junto com este primeiro caso, também foi notificado mais um indígena Huni Kuĩ, um jovem estudante e residente em Rio Branco, que foi testado no município de Santa Rosa do Purus onde sua família reside. O estudante não apresenta sintomas e está isolado em Santa Rosa do Purus, sendo acompanhado pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Alto Rio Purus.

Os dois primeiros casos no Acre reforçam a necessidade urgente de interromper a subnotificação indígena e ampliar a testagem da Covid-19 para toda população, como vem sendo amplamente debatido pelo movimento indígena no Brasil. A população indígena urbana deve ser incluída nos boletins epidemiológicos oficiais como indígenas. Não se trata do local em que moram, mas da atenção especial que necessitam como pessoas com alta vulnerabilidade sociocultural, suscetíveis ao contágio de doenças.

O estado do Acre já passou de 1000 infectados pela Covid-19, segundo os boletins oficiais da Secretaria de Estado de Saúde (SESACRE). No entanto, pesquisas apontam que este número pode ser de 12 a 15 vezes maior que o reportado. Para evitar o avanço do coronavírus, diversas Terras Indígenas bloquearam os acessos para as aldeias e estão isoladas. A recomendação é que evitem ao máximo sair dos territórios, e aqueles que estão nas cidades e precisam retornar para suas aldeias devem procurar os Polos Base dos DSEIs nos municípios e seguir todo o protocolo de saúde para retornar com segurança para suas terras indígenas.