Project Description

ACERVO AUDIOVISUAL

Povos indígenas e tradicionais em defesa do clima

ANO: 2022

DURAÇÃO: 7´23

POVO: Povos variados

SINOPSE

Há 10 anos a Comissão Pró Índio do Acre (CPI-Acre), a Associação do Movimento dos Agentes Agroflorestais Indígenas do Acre (AMAAIAC) e a Organização dos Professores Indígenas do Acre (OPIAC) informam e discutem com as comunidades em terras indígenas sobre as mudanças climáticas. Os povos indígenas e comunidades tradicionais estão no centro das discussões sobre o tema, participando e contribuindo com medidas e políticas de enfrentamento às mudanças do clima e seus impactos. Esse vídeo se insere nesse trabalho, com a finalidade de difundir e incentivar a participação de povos indígenas e comunidades tradicionais da Amazônia brasileira, em diversos espaços de governança de políticas voltadas para a conservação de florestas, enfrentamento das mudanças climáticas e manutenção de serviços ambientais, e dar visibilidade aos resultados relevantes fruto da gestão dos seus territórios.

REALIZADOR

Comissão Pró Índio do Acre (CPI-Acre), a Associação do Movimento dos Agentes Agroflorestais Indígenas do Acre (AMAAIAC) e a Organização dos Professores Indígenas do Acre (OPIAC).

APOIO

Rainforest Foundation Norway (RFN)

CRÉDITOS

Participação: Ângela Mendes Dione Torquato Francisca Arara Narúbia Werreria Sinéia do Vale
Produção executiva: Ana Luiza Melgaço Stoney Pinto
Direção e roteiro: Sérgio “Pizza” Gambier Limonka Criatividade Audiovisual
Revisão: Ana Luiza Melgaço
Montagem e Pós-produção: Dário José Limonka Criatividade Audiovisual
Cinegrafistas: Márcia Fernandes (Roraima), Milena Cruz (Tocantins), Ramon Aquim (Acre)
Imagens: Acervo CPI-Acre
Músicas: Wakoma – Cantos da Aldeia Samaúma – Aliança Noke Kuĩ Música da carne – Canto do Povo Manxineru – Documentos Sonoros Indígenas Manxineru – Canto do Povo Guarani Tsoî Hêpîti Kito Kito Tarivi – Cantos da Aldeia Samaúma – Aliança Noke Kuĩ

ASSISTA AQUI