Durante os dias 4 a 6 de Julho foi realizada no Centro de Formação dos Povos da Floresta a Oficina de Treinamento para Uso do Aplicativo Sapelli. O Sapelli é um aplicativo para smartphones, construído para coleta de informações e atividades de monitoramento participativo, desenvolvido pelo grupo Ciência Cidadã Extrema (ExCiteS) da University College London.

A oficina foi uma iniciativa do grupo ExCiteS e Comissão Pró-Índio do Acre para fortalecer as estratégias de gestão ambiental e proteção territorial das terras indígenas do Acre, na qual os povos indígenas são protagonistas destas ações. Contou com a participação de lideranças das Terras Indígenas Mamoadate e Katukina do Campinas, de técnicos da FUNAI, Comissão Pró-Índio do Acre (CPI-Acre), Parque Zoobotânico da Universidade Federal do Acre, e uma pesquisadora dinamarquesa.

Edílson Katukina e Billy Fequis (CPI-Acre) elaborando protótipo para monitoramento de uso tradicional da terra. Foto: Carolina Comandulli

Edílson Katukina e Billy Fequis (CPI-Acre) elaborando protótipo para monitoramento de uso tradicional da terra. Foto: Carolina Comandulli

O objetivo da Oficina foi repassar as experiências do Grupo ExCites sobre as atividades de monitoramento participativo com povos tradicionais e indígenas, e compartilhar ferramentas necessárias para a construção de protótipos de aplicativos de monitoramento do programa Sapelli.

A tecnologia desenvolvida pelo ExCites permite registros de coordenadas, imagens, vídeos e áudios de alvos monitorados pelos indígenas e pelos técnicos de campo das instituições participantes deste curso. Também permite uma maior interação entre indígenas e órgãos competentes para fortalecer a proteção, a vigilância e o monitoramento das terras indígenas e seu entorno, com dinâmica de repasse das informações por internet ou SMS entre as instituições e povos indígenas com ações que já estão sendo realizadas.